Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

terça-feira, 17 de novembro de 2015

17 novembro | Dia Mundial do Não Fumador, Dia Mundial da Criatividade, Dia Mundial da Prematuridade & Dia Internacional dos Estudantes

Dia Mundial do Não Fumador


A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.

Atividades do Dia Mundial do Não Fumador

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.
O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.
Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

Frases do Dia Mundial do Não Fumador

  • Pelo seu coração...não fume!
  • Fumar para quê?
  • Fumar? Não obrigado, gosto de viver.
  • Cada cigarro é um prego no caixão.
  • Não fume. Se não for por si, então que seja por aqueles que o amam.


Dia Mundial da Criatividade


Esta dia da criatividade visa enaltecer a importância da criatividade para a vida humana. O lema deste dia libertar a imaginação e inventar. O potencial criativo está em todas as pessoas mas ele não flui com facilidade.

Definição e importância da criatividade

A criatividade é um meio de resolução de problemas, de descoberta de novas soluções, de exploração das capacidades da mente humana e de libertação da imaginação. A criatividade pode ser definida como a capacidade humana de criar e de inventar. Ela é a qualidade de quem é criativo, de quem tem ideias originais nas mais diversas áreas e momentos do dia do dia.

Sugestões para o Dia Mundial da Criatividade

  • Apontar todas as ideias em papel
  • Escrever um poema
  • Escrever um pequeno conto
  • Desenhar
  • Pintar
  • Descobrir novos métodos de trabalhar
  • Encontrar soluções para problemas existentes


Dia Mundial da Prematuridade


Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia esta data celebra-se em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Em Portugal os hospitais realizam ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde neste dia da prematuridade. As associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre as pessoas.

Dados da Prematuridade

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas, têm uma taxa de sobrevivência de 80%.
A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas. Considera-se "prematuridade" sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

Dia Internacional dos Estudantes


Este dia mundial dos estudantes celebra-se nesta data pois foi a 17 de novembro de 1939 que um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia lutou heroicamente contra as tropas nazis que atentavam contra a liberdade do povo deste país. As universidades do país foram fechadas na madrugada de 17 de novembro e as forças nazis invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração.
O Dia Internacional dos Estudantes foi criado em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes (a atual União Internacional de Estudantes), com delegados de 26 países.
O dia é aproveitado para promover encontros entre estudantes de diferentes nacionalidades e para enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade. Os estudantes de todo o mundo, que são na verdade o futuro do mundo, estão todos de parabéns neste dia. Aos movimentos estudantis se devem várias transformações na sociedade.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário